FICHA TÉCNICA
Duração: 16h (2 dias)
PRÓXIMA DATA - 7 e 8 de dezembro de 2024
Inscrição AQUI
Formador: João Paulo Faria
Professor Auxiliar na Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço-IPVC, onde leciona disciplinas na área dos desportos de aventura, recreação e lazer. Doutorado em Ciências do Desporto – Risco e Segurança em Desporto Natureza e Aventura, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Mestrado em Desporto Natureza, pela Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço-IPVC. Pós-graduado em Educação física e desporto com especialização em desenvolvimento da criança pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Licenciado em Desporto e Lazer pela Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço-IPVC. Possui vários cursos e formações no âmbito do Desporto Aventura. Os seus interesses de pesquisa centram-se na gestão do risco e segurança em desportos de natureza e aventura em meio aquático. É guia de rafting e trip leader certificado pela International Rafting Federation e formador da Federação Portuguesa de Canoagem na área da Canoagem recreativa.
Destinatários: Praticantes de desportos de águas-bravas, empresas de animação turística, elementos de equipas de socorro, interessados na área.
Preço: 190€
Inclui
Material necessário à formação, à exceção de calçado;
Certificado de participação pela empresa Melgaço WhiteWater;
Suporte teórico em formato PDF;
Oferta de corda de resgate Palm Pro Throwline 15m
Não inclui
Alojamento;
Refeições;
Despesas de deslocação.
Objetivo geral: Pretende-se que os formandos sejam capazes de realizar técnicas de movimentação de resgate em águas bravas em segurança.
Objetivos específicos: Pretende-se que os formandos sejam capazes de:
Compreender a filosofia de resgate em águas bravas;
Conhecer e identificar as dinâmicas de rio;
Executar nós e amarrações utilizadas em contexto de resgate;
Executar um sistema de desmultiplicação 3:1;
Realizar de forma eficaz o lançamento do saco-corda;
Proceder ao resgate aquático utilizando a técnica da isca-viva;
Realizar travessias em águas rasas de forma segura;
Adquirir técnicas de movimentação e de natação em águas bravas.
Nota: A formação pode ser realizada com data a marcar havendo um grupo mínimo de 6 pessoas entre os meses de outubro a maio.